quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ARTES DA MAMÃE - CALENDÁRIO DIVERTIDO PARA O NATAL

E essa semana eu disse na minha página pessoal do facebook que estava "fazendo arte" enquanto o Miguel dormia. E hoje estou aqui para mostrar para vocês o que é e como fazer.

Adoro essas invencionices. Vi algo semelhante em uma revista quando estava grávida e lembro de pensar na época que quando chegasse o momento adequado iria fazer para o meu filho também. Eis que o momento surgiu e eu corri pra botar a mão na massa!


Essa "árvore-calendário" é legal para as crianças poderem ir acompanhando quantos dias faltam para o natal. A cada dia uma bolinha deve ser colada e assim estimula-se também a criança a conhecer e se familiarizar com os números.




Bueno, eu sou ansiosíssima e quando tenho uma ideia quero fazer já, não gosto de ficar esperando. Então obviamente como eu quis fazer isso na hora que eu lembrei às 22h tive que usar o que eu já tinha em casa mesmo. Aliás boa dica mamães: tenham sempre essas coisas em casa, porque em dia de chuva é sempre uma ótima pedida para distrair a criançada.


Quem tiver mais tempo pode fazer diferente e com mais praticidade, no final desse post coloco para vocês uma forma mais fácil de fazer. E o bom é que todo mundo pode fazer, minha especialidade não é desenho, mesmo assim me aventurei.


Para fazer essa árvore eu usei:


- Cartolinas branca e cartolinas coloridas

- Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
- Tesoura
- Fita dupla-face
- Lápis e borracha
- Uma tampa redonda (eu usei uma tampa de um vidro de café solúvel pequeno)

Comece desenhando uma árvore de natal na cartolina usando o lápis, pois caso precise fazer alguma alteração com o lápis fica fácil. Use a canetinha verde para fazer o contorno e o lápis de cor verde para pintar toda a árvore. Eu usei todo o comprimento maior da cartolina para fazer a árvore bem grande.


Recorte a árvore e reserve.

Pegue a tampa e faça 24 círculos a lápis. Recorte bem sobre a linha. Use o seu bom gosto para colorir os enfeites da árvore. Eu aqui fiz tudo sozinha, porque o Miguel já estava dormindo, mas é legal também deixar as crianças participarem nessa parte da pintura.
Usei canetinhas, lápis de cor e giz de cera para pintar as bolas e o numeral do dia.

Para fazer a ponteira da árvore optei por uma estrela cadente, que o Miguel adora! 


Atrás de cada enfeite, cole um pedaço de fita dupla-face, preservando a proteção da fita, devendo retirar somente na hora do uso. 


Para fazer as bengalinhas, apenas desenhe no formato, recorte sobre a linha e pinte com a canetinha vermelha, lembrando de fazer intercalado uma parte vermelha e outra branca. 


Cole fitas dupla-face na parte de trás da árvore e cole onde o seu filho tenha acesso. Aqui escolhemos a parede da cama. E está pronta a árvore!


Agora no dia 1º dia de dezembro leve seu filho para colar o primeiro enfeite, marcado pelo numeral 01 e repita o processo até o dia de natal!


Espero que tenham gostado da dica. O Miguel amou!

Abaixo as fotinhos.
Bjs
Árvore recém terminada.

 Como vai ficar a árvore depois de pronta.

A árvore colada na parede da cama do Miguel.

Os enfeites.



Ah, sim... dicas de jeitos mais fáceis para fazer essa árvore:


Dica 1: Compre as folhas de cartolina coloridas, assim você só vai ter o trabalho de fazer o contorno.


Dica 2: Se você quiser uma árvore que dure bonita até o ano que vem, compre folhas de E.V.A. que não amassa tanto quanto a cartolina. E pode usar ao invés de fita dupla face, velcros para fixar os enfeites.

Dica 3: Ao invés de fixar a árvore com fita dupla-face na parede, use percevejos.
Dica 4: Use cola em bastão e purpurina para deixar a árvore e as bolas de natal mais enfeitadas.



2 comentários: