sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O QUE JÁ FAZ O MIGUEL AOS 3 ANOS E MEIO

A hora da comida nunca tinha sido um problema até o Miguel começar a ir para a escolinha com 10 meses e começar a fase das "doenças de escolinha"... Daí aquele bebê que estava aceitando na boa as papinhas salgadas e topando comer brócolis deu lugar a outro que recusava tudo que era oferecido... minha sorte e a dele tb é que ainda mamava no peito.

Quando ele fez 2 anos e 3 meses larguei meu trabalho para me dedicar a ele em casa.
A partir daí comecei a tentar recuperar o tempo perdido com má alimentação. Confesso que não comecei muito bem, pois como o Miguel não comia nenhum tipo de carne, mas nuggets ele aceitava, eu dava. Com o tempo fui conseguindo superar junto com ele essa fase de negar todos os alimentos oferecidos. Sempre disse pra ele que tinha que experimentar, se não gostasse não precisava comer. No começo acho que ele se aproveitava disso pra mal encostar na boca o alimento e dizer que não tinha gostado, mas com o tempo ele passou a experimentar de verdade e a gostar do que estava comendo.

Hoje com 3 anos e seis meses, meu bebezão já come:

- Carne de gado e de frango (mas carne moída não rola, não adianta)
- Arroz, feijão preto, feijão carioquinha e lentilha
- Massa, sopa de agnoline, polenta frita e na chapa (a mole ele não gosta muito)
- Cenoura e Brócolis (outros legumes e verduras ainda estamos em processo...)
- Presunto, Peito de chester, mortadela, queijo, salsicha, salsichão, coraçãozinho de galinha e farofa (não nega que é meu filho, hehehe)
- Bolo todos os tipos, mas com cobertura só se for de chocolate, se não ele pede pra tirar

Entre outros alimentos como iogurtes, leite fermentado, biscoitos...

As frutas estão sendo um arraso (em comparação comigo e com o pai dele na mesma idade, pelo menos)
-Banana
-Melão orange
-Melancia
-Mamão
-Maçã
-Laranja
-Pêra
-Pêssego
-Morango
-Manga

Ainda toma mamadeira, mas com alguma negociação aceita que eu dê no copo. Estou tentando estimular o uso do copo para o leite, para que até os 4 anos ele já tenha deixado o "mamá-titi" dele.

Fraldas diurnas já não usa mais desde o verão desse ano. E a fralda noturna abandonou agora, com algumas recaídas, mas na nossa última tentativa já estamos há várias semanas dormindo sem fraldas, sem vazamentos e sem acordar na madrugada para ir ao banheiro.

Em questão de comportamento, tudo o que não fez no "terrible two" está fazendo agora. Miguel é muito argumentativo, tem um vocabulário amplo, sabe usar bem as palavras e formular ideias complexas para tentar nos convencer que seu argumento é mais válido. Tem dias que eu me perco nas discussões com ele, ao invés de ser mais firme e pronto, entro no jogo de argumentos dele. E tem dias que na primeira contrariada que damos ele já começa com um choro sentido... Está percebendo as suas vontades e às vezes tem rolado umas brigas feias - numa ponta ele batendo pé no que ele quer e na outra ponta eu e o pai sempre tentando conversar para explicar o porque isso pode e isso não pode, mas nem sempre é fácil.

Se irrita facilmente quando está tentando fazer algo que não dá certo. Em contrapartida é um guri muito carinhoso e amoroso. Adora abraçar, beijar, dizer que ama. Super comunicativo, acha soluções inteligentes para os problemas do seu mundo infantil. Gosta de ver desenhos, gosta de desenhar, ajuda a limpar a casa sempre que peço, sabe o lugar certo das coisas. É muito observador. É uma criança sensível, adora os animais, cuida da "mana" canina dele.

Agora ele aprendeu a jogar vídeo game. Está com uma habilidade incrível pra mexer nos controles e para perceber a intenção e objetivos do jogo. O queridinho do momento é o LEGO Senhor do Anéis. Ele tem uma carga máxima de 4h/dia para jogar, porém ele precisa cumprir tarefas para que possa ganhar e acumular tempo para jogar. E tem funcionado, ele tem entendido essa troca e acorda sempre disposto pedindo por "tarefas" para poder jogar.

As noites de sono tem sido tranquilas. Agora ele mesmo prefere dormir na caminha dele, mas algumas vezes ainda pede pra dormir com nós e a gente deixa. Tão bom dormir sentindo o cheirinho dele, acordar durante a noite e enxergar ele ali super tranquilo (e espaçoso, hehehe).

Banho ele tenta se escapar, às vezes, mas depois que está no chuveiro não quer mais sair. Já me deixa usar o secador para secar o cabelo sem crise, as unhas das mãos e dos pés desde bebê eu corto com ele acordado, então nessa hora não temos nenhum tipo de briga. Os dentes ele gosta de escovar, pede ajuda, mas gosta da independência dele, então na escovação diurna eu deixo ele escovar, sempre conferindo depois, mas a da noite sou eu quem escova pra ele. Adora um espelho, gosta de se arrumar e passar gel no cabelo. Óculos escuros é item básico pra ele, hehehe.

Nesses 3 anos e 6 meses já aprendemos muito um com o outro e ensinamos muito um para o outro. Espero que eu esteja indo na direção certa para a criação do meu filhote, mesmo quando a gente erra, a gente aprende e já que não tem fórmula certa, o jeito é ir assim na tentativa de fazer sempre o melhor para eles com a única certeza de que tudo que faço é pensando no amor que tenho por ele e em tudo de bom que quero pra ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário